Primeiramente é importante destacar que não devemos oferecer doces ou açúcar para as crianças até os dois anos de idade. Essa recomendação baseia-se no fato de que nós nascemos com uma preferência inata pelo sabor doce, por isso é importante não expor a criança a esse sabor de forma precoce.
Mas por quê?
Nos primeiros dois anos é importante estabelecer bons hábitos alimentares e moldar o paladar para aceitação de alimentos saudáveis. A oferta precoce de açúcar pode fazer com que a criança rejeite alimentos mais azedos ou amargos, gosto que muitas vezes pode estar presente em algumas frutas e verduras, por exemplo.
Após os dois anos, ainda é importante controlar a oferta de doces ou sobremesas. Sua oferta deve ser esporádica.
O hábito de oferecer a sobremesa não deve ser estimulado, contudo, caso seja oferecida uma boa opção é a oferta de frutas após a refeição. Além de fornecerem fibras, muitas frutas contém vitamina C, que auxilia na melhor absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal, como o feijão.
Para torná-las mais atrativas, as frutas podem ser oferecidas na forma de espetinho, salada de frutas, picolé feito com suco natural e sorvete caseiro de frutas congeladas.
Para inspirar as mamães, vamos ensinar aqui uma receitinha fácil, rápida e deliciosa para serem oferecidas nos finais de semana ou em dias de festa:
Sorvete caseiro de frutas
500g de frutas congeladas (ex. amora, morangos)
500g de iogurte natural integral
3 colheres (sopa) de mel
Modo de Preparo:
Coloque as frutas congeladas no processador de alimentos e triture até que fiquem bem granuladas. Junte o iogurte natural e processe até incorporar. Por fim adicione o mel e misture novamente. Coloque o sorvete em um pote, cubra a superfície com um plástico filme e leve ao freezer por 3 horas.
Por Mariana Brito | Nutricionista Materno Infantil