O Dia das Crianças está chegando e nada melhor do que viver momentos alegres e marcantes com os nossos filhos!
A arte de levar as crianças para junto do preparo da alimentação ajuda na melhor aceitação do alimento, no convívio com seus familiares e no exercício de seguir receita. Sem falar que serve para soltar a sua própria criança interior para fora! A culinária é um excelente campo de ação no qual as crianças podem desenvolver habilidades motoras e cognitivas ao seguir instruções, estimulando a criatividade e coordenação espacial.
Para os chefs caçulas (3 a 5 anos)
Ainda que sejam pequenas, as crianças desta idade já podem entrar na cozinha e se envolver em preparos simples, realizando atividades motoras de acordo. Nesta etapa, a supervisão e o acompanhamento são muito importantes para assegurar a capacidade de seguir instruções e de realizar processos de vários passos consecutivos. É ideal que as crianças possam untar as mãos com matérias-primas: o que elas farão de melhor será esmagar, misturar e amassar. Pensando nesta etapa concreta do desenvolvimento, proponho uma opção fácil para tornar a hora de cozinhar uma verdadeira diversão.
PUDIM DE BANANA, CHOCOLATE E FRUTAS VERMELHAS
• 3 bananas
• 4 colheres de creme de leite
• 250g de chocolate branco
• Frutas vermelhas
Descasque as bananas e, em um recipiente, triture-as com um garfo. Misture o creme de leite, o chocolate e o purê de banana. Monte com a mistura e acima coloque as frutas vermelhas. Leve à geladeira por uma hora e depois aproveite com as crianças esta simples delícia.
Para cozinheiros em formação (6 a 8 anos)
Nesta etapa, as crianças já estão muito mais independentes e capazes de elaborar pratos um pouco mais complexos. Eles conseguem memorizar várias instruções e, ainda que precisem de supervisão, é melhor deixar que façam o passo a passo do jeito deles, e só pedir que mostrem o resultado de cada etapa. Nesta idade, os pequenos já podem fazer cortes simples com uma faca não muito afiada, vigiar um cozimento e realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
PIZZAS CASEIRAS A JATO
• Massa de pizza pronta ou rap 10
• Recheio a gosto
Monte a pizza e leve ao forno para derreter . Brinque com as crianças trazendo recheios que eles possam cortar como presunto, tomate, queijo, bombom, chocolate. Curta cada momento e descoberta.
Para experts culinários (9 a 12 anos)
Nesta idade, se seus filhos já estiverem familiarizados com a cozinha, eles já devem ser experts cozinheiros. Na certa, têm ideias inovadoras e criativas, e serão capazes de abstrair os processos de preparo para inventar algo novo. É o momento ideal para permitir que desenvolvam autonomia e independência. Supervisione-os, porém menos que nas etapas anteriores. Confie em suas habilidades e ajude-os se eles pedirem.
ROLOS CASEIROS DE CANELA
• Canela em pó
• Pão de forma branco
• Chocolate derretido
• Manteiga
• Açúcar
Corte a borda marrom do pão de forma, de maneira a obter quadrados do miolo branco. Misture a canela em pó com o açúcar. Passe um rolo de massas sobre o pão. Corte cada quadrado de pão em dois, de forma a conseguir retângulos. Espalhe chocolate cremoso sobre cada retângulo de pão. Polvilhe um pouco de açúcar e canela sobre o chocolate. Enrole cada retângulo, formando um pequeno rolo. Unte todo o rolinho com manteiga e volte a polvilhar com um pouco de açúcar e canela. Coloque seus rolos no forno por apenas alguns minutos e saboreie-os ainda quentes.
Curtiu? Depois manda para mim uma foto da sua receitinha! Te espero no meu Instagram. Um beijo e até mês que vem!
Janine Priscila, chef especializada em gastronomia saudável
Mais receitas da Janine:
# A infância em uma mordida: receitas da vovó
# Danoninho fit para crianças e adultos
# Receitas para quem tem alergias e intolerâncias
# Imagine uma receita de bolo sem ovo? Ela existe!