É uma felicidade enorme fazer parte do time de colunistas do Mommys and Babys. Um projeto que entrega conteúdo de qualidade e, acima de tudo, permite conectar mães com temas importantes que fazem parte do seu dia-a-dia. A estreia sempre vem acompanhada de um frio na barriga, mas a vida seria muito chata sem um pouco de emoção, não é verdade?
Como ainda não nos conhecemos, vou me apresentar. Meu nome é Lola Carvalho. Sou publicitária por vivência, jornalista por formação e escritora por paixão. Sou uma mulher como tantas outras que ao longo de 24 horas se divide entre vários papéis: esposa, mãe, profissional, dona de casa, amiga, estudante e busca encontrar o equilíbrio nesta corda bamba diária.
Sou casada há 11 anos, tenho dois filhos, um de 4 e outro de 10 anos. Foram eles que me inspiraram a escrever meu primeiro livro: “Mãe Sem Limite – relatos de uma mãe totalmente normal”. Um livro de crônicas leves e divertidas sobre as aventuras – e até desventuras – de quem decide se arriscar pela maternidade, com todas as suas belezas, emoções e inúmeros desafios. E é com esta mesma proposta de leveza e humor que pretendo estar com você por aqui. Trazendo textos simples e verdadeiros que abordem a maternidade e todas as suas nuances maravilhosas e, por vezes, controversas.
Por falar em nuances controversas, quem nunca ouviu que dar colo demais ‘estraga a criança’ que atire a primeira chupeta. Quantas vezes eu ouvi esta expressão, vinda do meu ciclo de amizades ou dentro da minha própria família.
Confesso que muitas vezes fiquei insegura, pensando se não estaria mesmo mimando muito meus filhos, já que sempre fui uma defensora do colo e usava o recurso sem moderação. Como nos momentos de dúvida eu sempre priorizei o pediatra para dar o veredito final, ele me disse para ficar absolutamente tranquila, pois colo poderia ser usado sem limite, liberei geral e ignorei todas as outras opiniões.
Recentemente, a Novalgina lançou a campanha “O poder do colo”, cujo slogan é: “Comece os cuidados com um colo”. A campanha valoriza o carinho e o conforto que um colo proporciona como parte do tratamento em momentos de mal-estar, como febre e dor.
Eu acredito muito no poder do carinho e do afeto para que uma criança se sinta segura e capaz de lidar com os desafios inerentes ao seu desenvolvimento. Um colo conforta, acalma, pode ser um pedido de desculpas e um alívio para o peso de um dia exaustivo.
Colo é uma troca que faz bem para quem dá e quem recebe. Dar colo é estar disponível e presente. É demonstrar que o outro importa e que acolhemos os seus sentimentos. Um colo faz milagres. E não se engane. Todos precisamos de um colo de vez em quando. Dia desses, tive um dia horrível no trabalho e ao perceber que eu não estava bem, meu filho mais velho me ofereceu um colo. Repousei minha cabeça nas pernas dele e enquanto ele acariciava meus cabelos, chorei baixinho, numa mistura de alívio e gratidão.
Todos os dias reservo um momento para ter esta conexão com meus filhos. Assim como dou carinho e demonstro afeto, percebo como eles também fazem o mesmo. Espero que mesmo que o tempo passe e eles cresçam, não desaprendam a ser afetuosos e demonstrar seu amor.
Fico toda boba quando, mesmo na frente dos colegas, meu filho mais velho me abraça e diz que me ama. Saio caminhando orgulhosa e cheia de esperança de que ele talvez passe ileso pela fase de achar isso um ‘mico’.
Então, vamos usar e abusar do poder do colo, do poder do abraço, do poder do ‘eu te amo’. Com nossos filhos, nossos parceiros, nossos amigos, nossos pais e irmãos.
Não se esqueça: colo é sem moderação.
Espero que tenha gostado da minha coluna de estreia e que esta seja uma parceria longa e feliz!
Muito obrigada e até a próxima.
Lola Carvalho é publicitária, jornalista e autora do livro “Mãe Sem Limite”.