Biscoito de Natal

Natal é tempo de criar memórias | Por: Janine Priscila, chef de gastronomia saudável

Natal é tempo de confraternização em família, troca de presentes e, claro, de mesa farta e variada. Para evitar excessos e manter a dieta das crianças balanceada durante as festas de fim de ano, eu indico uma medida simples e muito divertida. Convide as crianças para ajudar a cozinhar as sobremesas e pratos salgados, e com isso crie memórias inesquecíveis. E não precisar fazer essas receitas só para a ceia de Natal, aproveite e faça a partir de agora e continue após o Natal, quem sabe 1 receita por semana? Ou 1x por mês?

Tão bom como saborear aquilo que se acabou de confeccionar é partilhar o processo de criação culinária e as crianças vão adorar vestir o avental de chef e ser parte da doce magia que toma conta das cozinhas.  O contato das crianças com a preparação da ceia natalina incentiva-os a provarem a refeição que eles ajudaram a fazer. Portanto, aproveite para incluir novos alimentos, como legumes e verduras, aos pratos tradicionais.

Biscoito de Natal

Uma das receitas mais conhecidas pelo mundo são a dos biscoitos de gengibre, ele tem grande durabilidade e pode ser usado para decorar a árvore de Natal.

Uma dica importante: para que fiquem realmente deliciosos, faça a massa com um dia de antecedência.  A ajuda das crianças pode ocorrer durante todo o processo e o mais divertido é a decoração, sempre rola uma baguncinha… Vou contar a história deste biscoito de boneco de gengibre.

Era uma vez, há muito tempo, uma velha senhora que estava assando um grande biscoito de gengibre em formato de boneco. Quando ele estava pronto e ela abriu o forno, o biscoito como por encanto pulou da forma e saiu correndo pela janela. A senhora e o marido começaram a correr atrás dele, pois estavam famintos, mas o biscoito conseguiu escapar, enquanto gritava:

– Corra, Corra! Corra o mais rápido que puderem! Vocês não podem me pegar. Eu sou o homem de biscoito de gengibre!

Logo à frente, o biscoito encontrou vários animais, famintos que também queriam come-lo: a vaca, o porco, o cavalo… e ninguém conseguia alcançá-lo. Para todos, ele gritava:                                                   

– Corra, Corra! Corra o mais rápido que puderem! Vocês não podem me pegar. Eu sou o homem de biscoito de gengibre!

Bem, o homem de biscoito de gengibre, correndo como nunca, assustou-se quando chegou à margem do rio. E agora? Foi o que ele pensou. Aí uma raposa apareceu muito prestativa e ofereceu-lhe uma ajuda para atravessar o rio.

– Suba nas minhas costas, disse a raposa. Vou levá-lo até a outra margem.

– Mas você não está com fome? Não vai me comer? – Perguntou o homem de biscoito de gengibre.

– Não – respondeu a raposa!

O homem de biscoito de gengibre aceitou o convite e subiu em suas costas. Durante a travessia, a raposa foi queixando-se que o homem era muito pesado e pediu a ele que mudasse de lugar até chegar a seu focinho.

Quando chegaram à outra margem do rio, a raposa o jogou para cima, tentando comê-lo. O homem de biscoito de gengibre foi muito mais esperto e saiu correndo:

– Corra, Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar. Eu sou o homem de biscoito de gengibre!

A raposa escorregou nas margens do rio e foi levada pela correnteza. E dizem que até hoje o homem de biscoito de gengibre corre por aí sem que ninguém consiga pegá-lo.

Biscoito de gengibre
BISCOITO DE GENGIBRE

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de manteiga
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de canela
  • 9 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Forma em formato de boneco

Como preparar:
Misture os ingredientes secos e adicione-lhes os ingredientes líquidos. Misture bem e forme uma bola. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Trabalhe apenas com pedaços pequenos da massa e guarde sempre a restante na geladeira. Estenda a massa com a ajuda de um rolo, e use a forminha com formato de boneco para cortar. Leve ao forno num tabuleiro untado até que as pontinhas comecem a dourar. Deixe esfriar e decorem a gosto, usando glacé e corante. Esta mesma receita também serve para fazer aquelas maravilhosas casinhas de gengibre. Divirtam-se!

Curtiu? Depois manda para mim uma foto da sua receitinha! Te espero no meu Instagram. Um beijo e até mês que vem! 

Janine Priscila, chef especializada em gastronomia saudável

Mais receitas da Janine:
Receitinhas fáceis para fazer em família no Dia das Crianças
A infância em uma mordida: receitas da vovó

Danoninho fit para crianças e adultos
Receitas para quem tem alergias e intolerâncias
Imagine uma receita de bolo sem ovo? Ela existe!

Share