A maternidade como impulsionadora da carreira | Por: Patricia Wallau, coach

Foi-se o tempo onde a mulher não trabalhava fora e se dedicava integralmente ao lar e à família. A sociedade e a economia mudaram e muitas mulheres, independentemente da maternidade, investiram e conquistaram suas carreiras. Um dos desafios das mulheres é justamente conciliar carreira e maternidade. Já participei de alguns eventos sobre o tema, busquei alguns artigos e, claro, conversei com diferentes mulheres (amigas e clientes) sobre isso.

Independentemente da carreira escolhida, as profissionais possuem hard skills – que são as habilidades técnicas, adquiridas através da educação formal, cursos e leituras – e as soft skills – habilidades subjetivas, conquistadas através de experiências e relacionadas à inteligência emocional.

As mudanças seguem acontecendo e, ainda bem, as soft skills estão sendo cada vez mais valorizadas. Você já deve ter ouvido a frase que as pessoas são “contratadas pelo currículo e demitidas pelo comportamento.” Ou seja, temos a oportunidade de cultivar e disseminar boas práticas, inclusive de relacionamentos profissionais. As soft skills são capacidades desenvolvidas a partir do que vivemos – e a maternidade nos ensina muito sobre isso. Eu aprendo muito com meus sobrinhos e afilhados! Os momentos com eles são verdadeiros exercícios de presença, conexão, criatividade, comunicação, limite, atenção e, claro, paciência!

O que eu acho mais fascinante é que são habilidades para a vida toda! Para toda e qualquer carreira! E só melhoram com o tempo, pois à medida em que mudamos, evoluímos, aumentamos nosso repertório relacional e temos mais recursos para lidar com situações e pessoas diferentes. Para as que estão pensando em voltar ao trabalho após a maternidade, lembrem disso! Reconheçam o que vocês aprenderam neste período tão lindo e mágico. Busquem nele a inspiração e a confiança para voltarem, sim, diferentes: mais completas, mais confiantes e, acima de tudo, mais humanas.

Sabemos que o preconceito existe e que a mudança na relação com o trabalho é real. A boa notícia é que essa mudança pode ser maravilhosa! Para isso, é preciso escolher se posicionar, aplicar as novas competências adquiridas e não se intimidar por rótulos ou pessoas que digam o contrário. Isso também é uma mudança! Valorizar o comportamento e os relacionamentos para conquistar melhores resultados com base nas pessoas, e não apenas nos currículos. Assim, a maternidade pode ser um grande impulsionador da carreira e ainda pode incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo!

Que tal influenciar as mulheres da sua vida a fazerem o mesmo?

Patrícia Wallau é coach e mentora, certificada pelo Instithuto dy Crescere Personas (ICP)
e certificação (em andamento) pelo Institute of Leadership & Manegement de Londres,
Consultora de Atendimento credenciada pelo SEBRAE Nacional e Palestrante.

Leia também aqui no Mommys
Deseja empreender? Um papo sobre carreira após a maternidade, networking e novos negócios
Trabalhe com aquilo que você ama
Como elevar a auto-estima feminina

Share