Alimentação durante a gestação | Por: Ana Maria P. de Oliveira

A alimentação da mãe durante a gestação influencia diretamente o desenvolvimento do bebê. Toda formação vai se dar baseada nos nutrientes recebidos via placenta, por isso é fundamental que se pense bem no que vai comer! Cada refeição tem que ter a quantidade de nutrientes suficiente para suprir a demanda materna e fetal.

Mas o que eu devo comer e o que preciso evitar?

A dieta deve ser composta por muita fruta, verdura e legumes, carboidratos integrais, proteínas e laticínios. A comida deve ser a mais natural possível e industrializados, açúcares e gorduras de má qualidade devem ser evitados. Esse tipo de alimento leva a um estresse oxidativo da placenta, diminuindo sua perfusão e, portanto, a chegada de nutrientes e oxigênio para o bebê, podendo dificultar seu crescimento e desenvolvimento. A bebida preferencial da gestante deve ser água. Refrigerantes e sucos industrializados devem ser cortados.

 

Mastigue bem e foque na sua refeição!

Além de se alimentar adequadamente temos também que garantir a absorção desses nutrientes. Para isso, devemos lembrar de mastigar bem os alimentos de forma a facilitar sua digestão. Cuidar da microbiota intestinal também é fundamental para a adequada absorção dos nutrientes.

O momento da refeição deve ser priorizado! Não se distraia com TV ou celular: enquanto estiver se alimentando, preste atenção no que está comendo, coma com calma, mastigue bem e esteja atenta aos sinais de saciedade, evitando assim comer mais do que deveria, que acaba levando a sintomas desagradáveis como refluxo e azia, além de ganho de peso desnecessário.

Gostaram das dicas? Mas não esqueçam: a preocupação da alimentação na gestação vai muito além de quantos quilos vai ganhar, e o foco deve ser sempre na qualidade da matéria prima que vai fornecer para a formação do seu bem mais precioso: o seu bebê! <3

Até a próxima 🙂

Por Ana Maria P. de Oliveira | Médica Ginecologista

 

Share