A Nutrologia é uma grande aliada no controle da Síndrome dos ovários policísticos (SOP) e suas alterações.
Isso porque a SOP é muito mais ligada ao estilo de vida do que à fatores genéticos.
E aí o primeiro passo vai ser a orientação de uma dieta equilibrada, pobre em farináceos e açúcares refinados, e rica em anti-oxidantes , ou seja, frutas, legumes e verduras.
Além de ajustes na dieta temos varias opções de suplementos que potencializam os tratamentos medicamentosos.
Para a resistência à insulina que é comum nessas mulheres, e que inclusive aumenta o risco das mesmas terem diabetes tipo 2, temos o cromo, e o inositol.
Para as alterações no ciclo menstrual e ovulação temos a N-acetil cisteína e a L- carnitina, potencializando as chances de gestação nessas pacientes, uma vez que auxiliam espessando o endométrio, que é fundamental para que a implantação do embrião ocorra.
Além disso sintomas como maior oleosidade da pele, acne e hirsutismo que assombram sobre tudo as adolescentes, podem ser amenizados com chá de hortelã, correção do zinco, suplementação de vitamina A, B5 e B3, além de alguns fitoterápicos que também podemos recorrer nestes casos.
E assim vamos atuando conforme os sintomas e necessidades de cada mulher naquele momento. Tentando sempre ir na raiz do problema, incentivando mudanças nos hábitos de vida, que certamente é hoje em dia o grande responsável pelo crescimento desta síndrome na atualidade, com uma população cada vez mais sedentária e se alimentando mal.
Queremos aqui deixar a mensagem de que a reversão destes sintomas que tanto preocupam e desagradam está na mão de cada uma de vocês.
Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.
Leia também aqui no site
# Futuros papais também precisam se preparar para a gestação
# As causas e o tratamento indicado para diabetes gestacional
# Como deve ser a alimentação durante a gestação