Muito se fala do preparo das mulheres para a gestação, mas às vezes esquecemos que os homens também precisam se preparar. Afinal, mãe e pai contribuem com metade da carga genética do futuro bebê. O fato do casal se preparar com antecedência para gerar uma nova vida aumenta as chances de sucesso e diminui as chances de intercorrências.
Esses cuidados passam por hábitos de vida, como uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, gorduras de boa qualidade, grãos e proteínas. E pobre em industrializados, processados, refinados e açúcares.
Não abusar de álcool, cafeína, não fumar, realizar atividade física, estar com a composição corporal adequada, evitar o estresse na medida do possível e dormir bem estão no topo da lista de cuidados pré-concepcionais.
Realizar exames para avaliar a saúde geral e a qualidade dos espermatozoides também é fundamental. Suplementar ácido fólico, assim como nas mulheres, é fundamental para evitar má formações.
Além do folato, outros suplementos podem ser necessários para evitar fragmentação no DNA do espermatozoide e isso é melhor avaliado com dosagem desses nutrientes.
Todos esses cuidados, além de aumentarem as chances de gestação, contribuem para diminuir as chances de abortamentos espontâneos e de algumas doenças futuras na infância. Estudos recentes têm demonstrado inclusive relação com cânceres infantis e alterações comportamentais e cognitivas.
O tempo para todo esse preparo é de no mínimo 3 meses, uma vez que esse é o tempo que um espermatozoide leva para estar maduro e capaz de fecundar.
Queremos muito que esses cuidados virem rotina entre os futuros papais, que são fundamentais para uma gestação sem sustos e um bebê que nasce com muita saúde.
Ana Maria Passos de Oliveira
Médica ginecologista e obstetra com especialização em Nutrologia. Proprietária da AME clínica.
Leia também aqui no site
# As causas e o tratamento indicado para diabetes gestacional
# Como deve ser a alimentação durante a gestação